A redução da Maior Idade Penal tem cor!
Essa discussão que vem ganhando espaço notadamente nos veículos de comunicação nos últimos dias é bastante bastante complexa. Será? Acreditar que tal medida, sendo aprovada, trará algum benefício para a população, na verdade, é distanciar-se da história do país em que vive e negligenciar a realidade tal como de fato ela é. Porque?
Se tivermos por um instante um lapso de lucides, veremos que esse desastrosa medida nada mais é do que a repetição da história de segregação, preconceito, discriminação e muita falta de bom senso. O grande X da questão não se trata de reduzir ou não a idade penal para aqueles que eventualmente cometem crimes mas sim, colocar atrás das grades (jaulas), aqueles que por séculos não foram assistidos pelo ESTADO, aqueles que sem igualdade de oportunidades, sem uma base educacional adequada e satisfatória se encontram à margem dessa hipócrita sociedade.
Na verdade, é muito simples justificar os fins sem reparar os danos do início e não vivenciar os meios. Aprisiona esses delinquentes (pretinhos, pobres,favelados filhos de umas putas pretas pobres faveladas), até porque, não fará diferença para eles mesmo... é melhor está na cadeia do que está se proliferando, andando descalços, fumando CRACK por aí. É preferível gastar mais de R$ 1500,00 por mês com eles na cadeia, do que gastar alguns trocados para recupera-los.
estou utilizando palavras bem chulas... pois é assim que estou me sentindo, já que chulo pode ser considerado (como aquele que fala e age de maneira vulgar, aquele que é considerado ralé).
Como acontece sempre nesse nosso país de "ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO", quando existem assuntos relevantes e de impactos diretos para a população e que esses assuntos estão em evidência, como é o caso de (corrupção, ajuste fiscal, reforma política, queda de popularidade, aumentos exacerbados, manifestações, crise energética, crise hídrica, greves de diversos setores, divergências entre os aliados da base, inflação, baixo índice de investimentos e etc...etc... etc... e tals),,, de uma certa forma, como uma plausível jogada de MARKETING, tem que se chamar a atenção para outro assunto... como a (redução da maior idade penal, queda de avião na frança, atentados terrorista na Síria (na Síria), projeto de bomba atômica no Irã, telenovela (Babilônia), reality show (Big Brother) e etc... etc... etc... e tals).
Que loucura é essa? Em que diabos de país estamos vivendo? Como podemos discutir redução da maior idade penal sem antes discutir a reformulação do ensino de base? ... pra começar. Como podemos discutir o encarceramento em massa de jovens sem antes discutir o que é necessário para que eles não sejam encarcerados? Como podemos colocar em pauta o assunto da redução da idade penal sem antes analisarmos a fundo o contraditório Estatuto da Criança e do Adolescente? Sinceramente, acho que estou tendo uma crise hemorrágica de pensamentos. Estou mergulhado em devaneios de ideias. No entanto, existe algo a consolar-me. Talvez eu não tenha vida pra ver, mas, tenho certeza que acontecerá. Gostaria de estar vivo para vê o morro descendo para o asfalto e o asfalto se trancafiando em casa com medo do morro. Quando se tornar de fato insustentável esse sistema de caos ao qual estamos mergulhando deliberadamente. Quero ver, quando os condomínios, as grades, os muros, os carros blindados, as câmeras de segurança, a guarda patrimonial privada não der mais conta da inflamação desse câncer hegemônico que está sendo alimentado. O câncer está prestes a explodir e não há programa (mais médicos) vá dar jeito para estancar esse sangue.
Já que querem reduzir, que reduzam. Podem reduzir a maior idade penal para 16... Só não esqueçam de fechar as portas para não serem pegos de surpresa pelos de 14.
Geferson P.
É isso!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA VERDADE FINALMENTE DITA... OBRIGADO POR RETRATAR MEUS PENSAMENTOS EM SUAS PALAVRAS.
ResponderExcluirObrigado!
Excluir