segunda-feira, 6 de abril de 2015

QUEM? QUEM? QUEM?


Quem vai ligar? "Um corpo qualquer estirado no chão", um tiro de fuzil, pistola, bala de borracha, canhão. Quem vai ligar? Mais um negrinho, um molequinho, um estudante, uma dona de casa, um senhor, um vapor. Quem vai ligar? Pra seu Zé, dona Maria, seu Joaquim, pra Miguel, pra Amarildo, pra Claudia e pra seu Manoel? Quem vai ligar? Pra bala perdida, tiroteio entre marginais e polícia, invasão de comunidades, abusos de autoridades, bárbaras execuções, pra casas invadidas sem mandado de buscas e apreensões? Quem vai ligar? Pro toque de recolher, Pra crianças correndo nas ruas, pro terror nas comunidades, para as estreitas vielas das maldades, pro sobe e desce do morro, pra agonia do povo, pro seu grito de socorro?

Quem irá nos proteger? Tu, nós, eu e você? Quem irá nos proteger? Os programas sociais, as cotas raciais, as reportagens banais, a política, a justiça, os tribunais? Quem irá nos proteger? Dos ajustes fiscais, dos aumentos surreais, da escassez dos reservatórios, dos desvios de verbas, da desigualdade social, do preconceito, do capitalismo vorás, do totalitarismo burgues, da cultura ocidental, da globalização e dos tormentos que ainda está pra acontecer?

Quem poderá resistir? A essa selva de pedra, a essa vida perversa, a esse ar poluído, a esses rios impuros, a esse trânsito caótico? Quem irá resistir? A essa vida banal, a esse trabalho brutal, a esse cotidiano medíocre, a esses ídolos insignificantes, a esses falsos representantes, a essa banalidade da vida? Quem irá resistir? A esse filme real de terror, a esses gritos de socorro, a esse silêncio desesperador, a essas ideias prontas, a essa desvalorização das amizades, a esses amores que deixaram de existir?

O que podemos fazer? Para aliviar a dor, para que possamos sorrir, para não julgar os outros, para descobrir o real valor,  para sermos quem de fato somos, para realizar os sonhos, para reaprendermos a amar? O que podemos fazer? Para curar as feridas, para resgatar as almas perdidas, para mantermos os animais nas florestas, para que um sorriso seja motivo de uma festa, para brincarmos feito crianças, para vivermos em paz? O que podemos fazer? Para tirar o peso da consciência, para aproveitarmos a juventude, aproveitarmos a mocidade, aproveitarmos a velhice, para tornarmo-nos inocentes, para sermos prudentes, para não nos enganarmos mais, para podermos viver?

Quem pode nos salvar? Jesus, Buda, Muhammad, Oxalá, São jorge, os Monges, o Islã, o orixá?
Quem poderá nos salvar? Brasília, os partidos políticos, a teologia da prosperidade, o dízimo, ir ao padre confessar?
Quem poderá nos salvar?  As redes sociais, os iphones atuais, o aumento do salário, o crédito bancário, o seu nome nas revistas e jornais.
Quem poderá nos salvar? O noticiário da tv, seu carro importado, as polegadas do seu aparelho televisor, o seu poder aquisitivo, "o quanto você paga pelo amor", o seu sapato novo, a sua bolsa da moda, o seu mais novo computador?
Quem poderá nos salvar? Eu, tu, ele? Nós, vós, eles? 
Quem poderá nos salvar? A sua maquiagem, os mls do seu silicone, a sua falsa identidade ou o caixão que na sua morte levará?

Geferson P.

Um comentário: